O pão faz parte da cultura universal do homem e foi o primeiro alimento que produziu a unidade grupal que conhecemos como família. Com a chegada da era industrial, foi-se perdendo a arte de amassar. Este ato sensual, amoroso e criativo é a essência de nossa maternidade, pois quando amassamos o pão com amor nossas mãos deixam de ser nossas e se convertem nas mãos da mãe Divina e, assim, Pachamama chega como um alimento sagrado ao centro de nossas mesas e une a família, nutrindo nossos corpos e nossos corações.
Então, fazer o pão é mais do que prepararmos um alimento, é uma oportunidade de servir e de expressar nossa gratidão e nossa reverência a este Ser que nos brinda com sua graça e com ingredientes e elementos necessários para preparar este alimento sagrado.
Vamos preparar o ambiente limpando a mesa, acendendo uma vela para trazer luz e um incenso, que também será degustado por Kuntur Mamani - o espírito da casa que mora no fogão - junto com o aroma inconfundível e gostoso do pão.
Estejamos preparados, centrados, com leveza para esta atividade, colocando no pão a energia que nos vai nutrir física e espiritualmente.
Estejamos preparados, centrados, com leveza para esta atividade, colocando no pão a energia que nos vai nutrir física e espiritualmente.
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de trigo branca (opcional: adicionar 2 colheres de sopa de germe de trigo e uma colher de sopa de farelo de trigo)
- 1/2 xícara de farinha de aveia, aveia em flocos ou farinha de centeio (opcional)
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 2 colheres (sopa) linhaça
- 1 colher (sopa) de gergelim (opcional)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico
- 1 xícara de água morna
- 2 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol
- 2 colheres (sopa) de açucar demerara ou mascavo
Para variar podemos acrescentar frutas cristalizadas, uva-passa, pedacinhos de castanha, ervas aromáticas, canela.
Modo de Preparo:
- Coloque numa vasilha grande os ingredientes secos (farinhas, sal, açucar, linhaça, gergelim e fermento).
- Em uma caneca a parte misture a água, o óleo. Vá adicionando esta mistura aos poucos aos ingredientes secos, até formar uma massa que possa ser sovada com as mãos.
Se a massa estiver muito molhada acrescente um pouco mais de farinha.
Se a massa estiver muito dura podemos acrescente um pouquinho mais de água morna.
- Sove bem a massa (numa bancada polvilhada com farinha) sentindo que as mãos a envolve numa dança viva, interagindo com ela até que fique bem lisinha e não grude mais nas mãos. Faça isso ouvindo ou cantando músicas tranquilas, intencionando harmonia, cura e amor.
- Coloque a massa de volta na vasilha, cubra-a, e deixe -a descansado e crescendo por cerca de uma hora (se estiver muito frio vai precisar de mais tempo). Pode ser interessante deixar a massa dentro do forno um pouquinho aquecido ou no sol.
- Depois que a massa estiver crescida, coloque-a novamente na bancada (polvilhada) e sove-a suavemente. Se deseja acrescentar alguns dos ingredientes extras (passas, ervas, canela) este é o momento.
- Dê forma aos pãezinhos, coloque-os em assadeira(s) deixando-os descansar por mais uma hora, até que dobrem de tamanho.
- Leve-os a um forno pré-aquecido (210 a 240 oC) por aproximadamente 45 minutos, onde continuará crescendo até estar pronto para nutrir a todos.
- Retire os pãezinhos carregados de amor do forno e sirva aos que você ama.
Om Guru Deva