sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Queijo" de Amendoas

Fiz algumas vezes o queijo de macadâmia, bem divulgado na net. O resultado é DELICIOSO.
Como a macadâmia é relativamente cara e também um pouco difícil de se econtrar resolvi adaptar a receita utilizando amendoas. Também retirei da receita o limão, que a meu ver deixa o queijo muito ácido.


Ingredientes:
2 colher de levedo de cerveja em flocos
2 colher de azeite de oliva
1 xícada de amendoas cruas
10 colheres (chá) de ágar agar em pó
3 xícaras de água
2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açafrão

Modo de Preparo:
- Bata o levedo, as amendoas, o sal e o açafrão no liquidificador.

- Numa panela misture a água e a águar aguar. Mexa em fogo médio até ferver e ficar bemmm viscoso.
 

Obs: este "queijo" dura uma semana na geladeira.

- Adicione a água com águar aguar a mistura do liquidificador e acrescente o azeite de oliva. Bata até ficar homogênio.

- Despeje o creme numa tijelinha de vidro (eu comprei uma que cabe certinho a receita, é super fácil de desenformar depois), deixe esfriar (já endurece) e leve a geladeira.

Depois de uns 30 minutos o queijo já estará prontinho para o consumo. Fica tão durinho que dá para fatiar. Pegue um pãozinho integral novinho e faça a festa.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ceia Natalina

A ceia Natalina muitas vezes é um momento tenso para os vegetarianos. É a época em que os Onívoros comem muitas carnes, as mais exóticas imagináveis.

Como lá de casa passamos o Natal entre poucas pessoas, foi relativamente fácil propor uma ceia vegana.

Adotei algumas das receitas recebidas com muito carinho pela Amada Mama Isolda, nossa Mama da Mistica Andina, numa proposta de neste Natal termos uma ceia linda e super sutil, com alimentos satvicos e cheios de vitalidade, preparados com o ingrediente mais importante de todos: o AMOR!!!

Fiz 3 pratos simples e 1 sobremesa e vou compartilha-los com vocês:


ALMÔNDEGAS DE TOFU E NOZES


1 xícara de tofu
1/2 de nozes quebradinhas
1 xícara de pão esfarelado
3 dentes de alho
1 cebola picadinha (se não tiver habilidade para picar bem miudinha passe num mixer)
4 colheres de sopa de salsa picadinha
4 colheres de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
Para o molho:
 2 tomates bem maduros picadinhos
 1 cebola picadinha
 200ml de molho de tomate pronto (de preferência orgânico)
 4 ramos de majericão fresco
 óleo

Preparação
Junte os ingredientes das almôndegas, amassando manualmente até obter uma massa homogênea. Forme almôndegas e leve-as para assar em forno médio pré-aquecido.
Para preparar o molho refoque a cebola, acrescente os tomates e, por fim, junte o molho de tomate pronto e o manjericão.
Quando as almôndegas estiverem assadas (cuidado para não queimar embaixo, elas são mais clarinhas mesmo) acrescente o molho e sirva.


BATATAS ASSADAS COM ALECRIM E ALHO


 
Ingredientes
6 batatas médias
4 colheres de 5ml de alecrim seco moído
1 cálice de azeite de oliva extra-virgem (não exagere no azeite senão as batatas não vão ficar com a casquinha crocante)
4 dentes de alho esmagados (para facilitar bademos batê-los num mixer)
sal grosso

Preparação
Lave a casca das batatas e corte-as em quatro. Cozinhe no vapor por dez minutos.
Prepare a mistura com o azeite, o alecrim, o alho e o sal grosso.
Junte as batatas com esta mistura e asse em forno quente a 190ºC por 30 minutos.
Sirva imediatamente.
Obs: o exterior deve estar crocante.


RISOTO DE TOMATE SECO E RÚCULA

Ingredientes
1 xícara de arroz cateto
1/2 xícara de aveia
1/2 xícara de trigo em grãos
1/2 xícara de quinua 
2 colheres de Tahine
1/2 maço de rúcula picada
50g de tomate seco
3 ramos oregano fresco
azeite de oliva
sal a gosto

Preparação
Lave todos os grãos e deixe-os de molho de um dia para o outro.
Para hidratar o tomate seco ferva-o com um pouco de água, quando estiver molinho pique-o e acrescente um pouco de azeite, oregano e sal a gosto. Reserve.
Cozinhe bem o arroz (acrescentando sal a gosto).
Quando estiver molinho (ainda com um pouquinho de água) acrescente a mistura com o tomate seco, o tahine e a rúcula. Vá mexendo até secar. Vai empapar um pouco, mas esta é a idéia.


BOLO DE NOZES





Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo branca1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de açúcar cristal
1 xícara de água ou leite de soja (pode ser 2 colheres de leite de soja em pó misturado numa xícara de água)
1 colher de sopa de cacau
1/2 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de nozes moídas (pode ser uma mistura de nozes, avelãs, amêndoas, etc.)
2 colheres de sobremesa de fermento em pó


Preparação
Peneire todos os ingredientes em pó numa tigela. Misture e, nela mesma, junte os ingredientes líquidos, deixando a água por último. Misture tudo muito bem com uma colher de pau, até obter uma massa consistente e lisa. Coloque numa forma média e untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse, em fogo baixo, por mais ou menos 30 minutos, ou até que o centro do bolo esteja seco. Decore com nozes inteiras.

Bahhhh esse bolo mereceria um post só para ele, é DELICIOSO!!!

Espero que gostem ...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Agave ?!?

Por Luís Guerreiro

Nos ultimos anos, principalmente nos EUA foi introduzido um novo tipo de adoçante, o agave - a comunidade crudivora foi uma das afectadas ao começar a consumir o suposto xarope de agave cru, principalmente os vegans mais extremistas que não querem usar mel. Sabe-se agora que o agave é proveniente da mesma industria que produz a tequila e alguns autores como David Wolfe refere envolvimentos da própria máfia na venda deste produto.

O publico mais informado deixou de consumir açucar refinado e xarope de milho para passar a consumir agave com a ilusão de que o mesmo seria saudável.

O agave tradicional era feito de yuca ou a planta do agave. O agave vendido comercialmente é feito do amido da raiz de uma espécie de ananás. Este amido é semelhande ao do milho ou do arroz e um hidrato de carbono complexo chamado inulina que é feita de cadeias de frutose. Tecnicamente a inulina é uma fibra altamente indigesta.

O processo de produção do "nectar" de agave actual é semelhante ao da produção do xarope de milho (o adoçante mais usado pela industria de bebidas gaseificadas como a Coca-Cola, por ex.), que tem sofrido imensas criticas pelos prejuizos á saude. É um processo enzimático e quimico que transforma o amido em frutose altamente concentrada. As enzimas são modificadas geneticamente. São usados ainda ácidos causticos, clarificantes e quimicos filtrantes. O resultado é um concentrado de frutose refinada e inulina.

Existem dois tipos de coloração do agave, claro e escuro. O agave escuro é resultado de um erro de preparação em que o mesmo é queimado, mas mesmo assim vendido como se fosse proveniente de origem artesanal para justificar a cor.

O agave é rico em saponinas. Saponinas que são abortivas pois estimulam o fluir do sangue para o utero. São esteroides tóxicos, capazes de destruir as células vermelhas do sangue. As saponinas são usadas como veneno para peixes. A industria descreve a saponina do agave como benéfica.

Uma das principais companhias distribuidoras do xarope de agave "cru", a Madhava, deixou de poder vender o produto por não poder garantir a qualidade do mesmo.

Embora com um índice glicémico baixo o xarope de agave pode provocar complicações variadas. Retirada de minerais do organismo, inflamação do figado, endurecimento das artérias, pressão arterial alta, doenças cardiovasculares e obesidade.

Outras complicações e efeitos secundários:

Síndroma Metabólico
Acido Urico
Problemas de resistencia insulinica
Problemas sérios de efeitos secundários em diabéticos
Pode produzir ainda diarreia e vómitos

Deve ser evitado por grávidas ou gestantes.

Estes adoçantes foram introduzidos no mercado pura e simplesmente para produzir lucro, aproveitando-se da desinformação do publico que preocupado com o açucar, aspartame e outros adoçantes correntes, procurava uma alternativa saudável.

A FDA teve que intervir junto do maior comerciante de agave nos EUA, a Western Commerce Corporation da California, por este estar a dulterar o agave com xarope de milho altamente concentrado, incluindo o agave considerado biológico. A empresa foi fechada.

A informação das etiquets do agave nem está conforme as regulações das agencias responsáveis pela alimentação, incluindo a FDA.